Diretor 2021-23, Zonas 23A e 24 de RI, Julio César Silva-Santisteban
Diretor 2021-23, Zonas 23A e 24 de RI, Julio César Silva-Santisteban

No Rotary, o mês de agosto é dedicado ao quadro associativo. E, permanentemente, recebemos treinamento, trocamos ideias e atuamos em prol de expandi-lo. 

No entanto, não conseguimos ultrapassar a barreira de 1,2 milhão de associados, apesar da entrada das mulheres na organização e da sua inestimável contribuição. 

Ingressei no Rotary há 34 anos, quando esse já era um dos aspectos que geravam preocupação. Em realidade, os números atuais, se excluirmos a contribuição feminina, são quase os mesmos de três décadas atrás.

Várias gerações de governadores distritais vêm direcionando seus melhores esforços para mudar a situação.

Os redistritamentos e as modificações legislativas em relação ao Rotaract não produziram (pelo menos na América Latina) os resultados esperados.

Alguns aspectos inerentes à instituição têm sido deixados de lado por muitos clubes em nome de “melhores práticas” e da “inovação e flexibilidade”, como o sistema de classificação ou as normas que sustentam a organização.

Tudo isto a favor do aumento do quadro associativo, mas, talvez, descuidando de compreender, e de fazer compreender aqueles a quem convidamos para se tornar parte dessa organização extraordinária, a primeira de ajuda humanitária do mundo, que o Rotary possui valores e princípios imutáveis que o informam e sustentam.

E há duas colunas que apoiam seu templo: a amizade e o serviço. São inestimáveis.

Por isso, proponho-lhes que cada um de nós assuma o que considero o maior poder que temos para desenvolver o Rotary, entendendo que o crescimento será uma consequência inexorável: nossa responsabilidade diante do legado recebido e diante das gerações futuras.

Estou certo de que vocês têm a mesma convicção e certeza compartilhadas de que o desenvolvimento e o futuro do Rotary dependem da importância que cada um de nós confere ao compromisso de ser rotariano, da honestidade para honrar esse compromisso e do valor que lhe atribuímos em nossas vidas. E isso trará como consequência um crescimento sustentado do nosso quadro associativo e, portanto, da nossa ação. 

Assim, poderemos tornar realidade o objetivo do presidente do Rotary, Shekhar Metha, para este ano: chegarmos ao número de 1 milhão e trezentos mil rotarianos por meio do desafio Cada Um Traz Um – na convicção de que o mundo precisa de mais mentes, mais corações e mais mãos para construir a paz permanente sob os nobres ideais do Rotary.