Prezados Governadores e Líderes Rotários, Este é o nosso primeiro boletim do período 2021/22. Através dele atualizaremos vocês, mensalmente, sobre a situação mundial da pólio e das nossas ações no Brasil e no exterior. Contem com a nossa colaboração para, juntos, contribuirmos com a principal prioridade do Rotary e cumprirmos a promessa que fizemos às crianças do mundo inteiro de eliminarmos a Pólio da face do planeta.
 

SEIS MESES SEM PÓLIO SELVAGEM


Começamos este período com a boa notícia de estarmos há 6 meses sem nenhum novo caso de doença causada pelo vírus selvagem da pólio (WPV). De 1/1/2021 até agora, temos apenas 2 casos de vírus selvagem, sendo 1 no Paquistão e 1 no Afeganistão. 

Ainda temos que continuar os nossos esforços para eliminar de vez a pólio no mundo, pois as amostras ambientais, nestes 2 países, mostram que o vírus selvagem ainda circula no ambiente. 

 Por outro lado, temos vários surtos do vírus derivado da vacina (cVDPV) que têm causado casos de pólio nestes 2 países e em alguns países da África e Ásia. 

 Contamos com o seu apoio para darmos a eliminação da pólio de presente às crianças do mundo inteiro!
 
 

METAS PARA 2021/22


A nossa meta de arrecadação no Brasil para este período, é de US$600.000, incluindo doações de FDUC e dinheiro (cash). A meta mundial continua sendo US$ 50 milhões

Incentivamos todos os governadores a contribuírem, desde já, com 20% do FDUC líquido, que receberam este ano. Esta é uma meta corporativa do Rotary e os distritos que doarem este percentual serão agraciados com um certificado de reconhecimento de RI. 

A Fundação Bill & Melinda Gates continua emparceirando em 2:1 todas as nossas contribuições. No caso de FDUC, o Fundo Mundial também emparceira em 0,5:1. 

Esperamos ganhar o hexacampeonato de eventos do Dia Mundial de Combate à Pólio com 2.500 participações. Pedimos que os distritos incentivem todos os seus clubes a fazerem algum evento.

Agradecemos, antecipadamente, o que puderem fazer para atingirmos as metas de arrecadação e de eventos, pois se espera acabar com a pólio até 2026.
 
 

ATIVIDADES PROGRAMADAS PARA ESTE SEMESTRE


Listamos, abaixo, as principais ações programadas para este semestre. Contamos com o seu entusiasmo e participação. 
  1. Plano de Ação Distrital para os Coordenadores da Pólio - agosto; 
  2. Seminário de treinamento para governadores e líderes rotários - agosto; 
  3. TELEPOLIO – realizaremos novamente este evento - outubro; 
  4. Comemoração do DIA MUNDIAL DE COMBATE À PÓLIO – incentivando todos os clubes a participarem para ganharmos o hexacampeonato - outubro/novembro;
  5. Participação na Campanha de Vacinação (data a ser definida pelo MS)
 
 

BILL GATES FALA SOBRE O PULMÃO DE AÇO



O nosso grande parceiro na erradicação da pólio, Bill Gates, fala sobre a importância de erradicar esta doença no mundo e mostra, num vídeo, o “pulmão de aço”, antecessor dos respiradores atuais, que era usado antigamente para as crianças respirarem, porque a doença paralisava também, os músculos do diafragma

O vídeo original, em inglês, pode ser visto no link: https://www.gatesnotes.com/Health/An-important-moment-in-thefight- against-polio?WT.mc_id=20210720100000_PolioUpdate_BGEM_& WT.tsrc=BGEM

Pode ser acessado também no Youtube, podendo habilitar a tradução automática, no player abaixo

 
 

MULHERES NO COMBATE À PÓLIO NO PAQUISTÃO



As mulheres estão sendo vitais no combate à paralisia infantil no Paquistão. As intervenções de saúde e as atividades de imunização são mais eficazes quando administradas por mulheres. Durante cada campanha nacional de vacinação contra a poliomielite no Paquistão, as mulheres representam cerca de 62% dos mais de 280.000 trabalhadores da linha de frente que vacinam milhões de crianças em todo o país. Com cada campanha dependendo da dedicação da equipe para alcançar todas as crianças, devido aos seus papéis e responsabilidades de confiança nas comunidades, as trabalhadoras de linha de frente da pólio estão desempenhando um papel fundamental na erradicação da pólio. Maiores detalhes (em inglês) no link: https://polioeradication.org/newspost/ saving-the-future-of-our-children-the-women-fighting-polio-in-pakistan/
 
 

CASOS DE PÓLIO NO MUNDO - Vírus Selvagem (WPV)


27 e julho de 2021 27 de julho de 2020 Total 2020
Globalmente 2 94 140
Paquistão 1 60 84
Afeganistão 1 34 56

Em 2021 foram registrados 179 casos de pólio de vírus circulante derivado de vacina (cVDPV) no mundo inteiro.
Afeganistão: 42, Angola: 0, Benin: 2, Burkina Faso: 1, Camarões: 0, Costa do Marfim: 0, República Central Africana: 0, Chad: 0, Congo: 2, RD Congo: 9, Etiópia: 6, Filipinas: 0, Gana: 0, Guiné: 6, Libéria: 3, Madagascar: 6, Malásia: 0, Mali: 0, Niger: 0, Nigéria: 49, Paquistão: 8, Senegal: 13, Serra Leoa: 4, Somália: 0, Sudão: 0, Sudão do Sul: 9, Tajiquistão: 16; Togo: 0, Yemen:3.

Juntos, vamos continuar esta nobre causa e cumprir a promessa que fizemos à humanidade de termos um mundo livre da pólio.

Desejamos muito sucesso!!!